sexta-feira, 11 de abril de 2008

Existe amor?

Todo mundo já buscou filosofar sobre amor. Aliás, sinceramente, acredito que isso estraga um pouco as pessoas. Elas acreditam demais que o 'amor verdadeiro' as trará uma vida cheia de felicidade. Mas sejamos bem francos, não saiam por ai acreditando em 'felizes para sempre' porque trata-se de uma grande mentira. Pura bobagem. Contos de fadas são fantasias criadas para as crianças dormirem e acreditarem em um mundo melhor. Se você passar a acreditar nessas histórias, prepare-se para procurar o seu par pela vida inteira sem obter sucesso.

Diante desse quadro descrito acima, resolvi tratar o amor de forma mais lúcida e inseri ele dentro da nossa realidade, ai surgiu esse texto ai que vou intitular de A nova concepção do amor: Como conseguir viver uma relação amorosa no século XXI

Por muito tempo tentei entender porque não conseguia viver um relacionamento em que tudo fosse perfeito. Por que aquele história linda e bela que via nos filmes, nas novelas e lia nos livros jamais reinara em minha vida?

Cheguei a acreditar que a culpa fosse minha e que eu era um fracasso nas questões amorosas. Comecei a refletir mais sobre o assunto e a observar os casais que por algum motivo não deram certo e aqueles que são "felizes" até hoje.

Foi então que conclui que a culpa não era minha. Esperar encontrar algo perfeito havia sido o meu erro. A concepção da palavra amor deve ter perdido o seu sentido original. O século XXI mudou completamente o significado desse verbete no dicionário e eu acredito que temos que começar a entende-lo melhor de acordo com a nossa nova realidade. Os casais que não deram certo não conseguiram tolerar os seus defeitos. Aqueles que vivem juntos se esforçam para superar as infinitas crises e ficarem ao lado um do outro em todos os momentos. É importante lembrar que o ser humano erra e, por isso, aquele AMOR de conto de fadas onde tudo é bonito, onde tudo é certo, não passa de lenda, acredite, procurar esse tipo de relação hoje é estar fadado ao fracasso.

Passei a pensar em como ser mais útil e tolerante para ter algo duradouro e talvez eterno ao lado de alguém. O Primeiro passo rumo a felicidade é querer estar ao lado da pessoa. E talvez esse seja o fator determinante para todo o resto. Os indivíduos acreditam que estão prontos para assumir uma relação, quando na verdade ainda não amadureceram o suficiente para isso. Mas se estivermos dispostos a seguir em frente, então já temos um bom começo. No entanto, o fato de querer alcançar a "felicidade" não nos livrará dos futuros problemas.

O segundo passo é se esforçar para aturar os defeitos da pessoa escolhida e ter ciência de que brigas e crises certamente acontecerão. Se tivermos alguém que consideramos importante e quisermos tentar algo com essa pessoa não nos esqueçamos que o orgulho fatalmente destruirá a sua relação. Pois é, em alguns casos engolir desaforos e pedir desculpas não é vergonha nenhuma e além de ser um ato nobre muitas vezes se torna uma saída para amenizar crises e fazer reconciliações.

Por fim, é importante saber lidar com os sentimentos que se misturam. É isso mesmo! Casais que convivem durante muitos anos, tendem a misturar os sentimentos. Ora gostamos daquela pessoa como irmã, ora apenas como uma amiga, em certo momento até o instinto maternal ou paternal nos ataca. Nesse momento, o importante é manter a calma e dialogar (essa é sempre a melhor ferramenta temos que deixar de ser primatas) para que se quebre a rotina da relação. O fundamental é jamais desistir.

Ai me pergunto: Por que faria tudo isso por alguém?

Simples, porque tenho vontade de viver momentos felizes. É aquela velha e sábia história: Depois da tempestade vem a calmaria. Se ambos estiverem dispostos a enfrentar estes problemas, se fizerem questão de serem cúmplices, então viverão momentos de grande felicidade juntos e poderão dizer para todos que realmente o verdadeiro AMOR (mas não aquele de novelas, filmes, livros e dos séculos passados) chegou em suas vidas.

2 comentários:

Unknown disse...

� Alf, encontrar algu�m q valha a pena abrir exce�es, ceder em alguns momentos e deixar o orgulho de lado, � bem complicado!
Mas acho q tudo nessa vida tem q ser vivido intensamente! Se n�o deu certo, aprenda com os seus erros!
Beijosssss

Si disse...

Alexande, estava procurando um texto na rede que falasse de amor e encontrei o seu.
Muito bem colocadas palavras!
Encontrei aí algumas respostas para minhas perguntas.

Parabéns